quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Fotografia de A a Z: Semana 04 - Diafragma



A postagem de hoje vai abranger três assuntos primordiais na fotografia: o Diafragma, a Distancia focal e a Profundidade de campo (DOF). Estes tópicos são freqüentemente confundidos como sendo a mesma coisa por conta de sua complementariedade e dependência um do outro, no entanto se faz necessário explicar que, como dizia o poeta, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.



DISTANCIA FOCAL


Quem prestou atenção nas aulas de física do ensino médio sabe dizer que a distancia focal não é característica exclusiva de máquinas fotográficas. Presente também em espelhos e lupas, a D.F. é o que caracteriza a visão da lente de sua câmera.  A distancia focal de uma lente é especificada em milímetros (mm); por exemplo, lentes 50mm, 20mm, 300mm. Quanto menor a distancia focal, maior é o angulo de visão desta lente e quanto maior for a distancia focal, menor é o angulo de visão desta lente. Sendo assim, podemos afirmar que teleobjetivas possuem uma grande distancia focal, enquanto grande angulares possuem uma pequena distancia focal. Uma lente zoom possuí várias distancias focais. Por exemplo, uma lente 70-300mm possui D.F. mínima de 70mm e máxima de 300mm.
Mais especificamente podemos afirmar que a distancia focal é a distancia entre o ponto F e o ponto V na imagem abaixo.

Onde F é o ponto de conversão dos raios luminosos, ou seja o ponto de foco! E tudo que está entre V e F é a distancia focal da imagem.


PROFUNDIDADE DE CAMPO


A profundidade de campo (DOF - deph of fild) está intimamente relacionada com a Abertura do Diafragma, visto que, quanto menor a abertura do diafragma, maior será a profundidade de campo.  Precisamente, a DOF é a parte da fotografia (área ou objeto) que está consideravelmente nítida. Além do diafragma, a profundidade de campo pode ser controlada através do foco seletivo (opção no menu da câmera , da distancia focal e da distancia entre a câmera e o objeto. O Bokeh nada mais é do que uma baixa profundidade de campo, muitas vezes, a uma curta distancia. A DOF ainda pode isolar um objeto não só do fundo como de outros objetos ao seu redor e a sua frente.
----> quando todos os objetos estão passíveis de serem considerados 'nítidos' dizemos que a DOF é uma Distancia Hiperfocal. Ou seja, o foco no infinito.

ABERTURA DO DIAFRAGMA





O diafragma é o 'órgão' da câmera responsável por controlar a entrada de luz e a nitidez da imagem. Nas lentes ou menus de câmeras digitais vem descrito quais são as aberturas máximas e mínimas possíveis para aquela lente. Cada lente tem uma abertura máxima e mínima específica para ela de acordo com o seu potencial de entrada de luz. As 18-55mm, lente padrão para câmeras  em geral possuem abertura máxima f/4 e abertura mínima f/11. Lentem zoom possuem uma capacidade de entrada de luz menor do que as lentes fixas (com apenas uma distancia focal), algumas lentes fixas chegam a abrir seus diafragmas em f/1.2, são as lentes chamadas super luminosas 

A abertura do diafragma pode variar entre f/1.2, f/1.4, f/2, f/2.4, f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/32 de acordo com a capacidade de cada objetiva. Cada ponto de diafragma aberto (por exemplo: de f/11 para f/16) equivale a dois pontos de luz a mais, ou seja o f/16 deixa passar duas vezes mais luz do que o f/11. Como você já deve ter percebido, a medida que fechamos mais o diafragma (f/11, f/16, etc) deixamos passar menos luz, ou seja, a abertura é menor, e conforme abrimos o diafragma (f/1.2, f/4 etc) deixamos passar mais luz, ou seja, a abertura é maior. 
Essa relação é importante quando se trata da profundidade de campo, pois quando menor for esta abertura (f/32, f/16) maior será a profundidade de campo. Por via de consequência, quanto maior a abertura do diafragma, menor será a profundidade de campo. Sendo assim, se seu intuito é fotografar paisagens, utilize uma pequena abertura. Se você deseja retratos, ou simplesmente o efeito bokeh, precisa de uma abertura grande!

relação entre distancia focal/diafragma/profundidade de campo



Para quem quer a experiência antes da prática e sabe um pouquinho de inglês, neste link tem um gerador de DOF por especificações de câmera.  

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fotografia




Referencias/ Leia mais: